São Paulo, sábado, 8 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Philco lidera venda de TVs em dezembro

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A Philco, do grupo Itaúsa, foi a empresa que mais vendeu televisores em cores no Natal. Uma pesquisa feita nas principais lojas do país mostra que a Philco fechou dezembro com 24% de participação de mercado, empatando com a Philips. Em segundo ficou a Sharp, com 22%. Em terceiro, a Semp Toshiba, com 19%.
O ranking das TVs mais vendidas foi feito por uma empresa do setor eletroeletrônico. Jairo Cupertino, presidente da Philco, gostou do resultado. Ressalta, porém, que "não d para levar em conta o desempenho de vendas de um mês. Vai ser muito difícil manter isso. Nossa participação histórica é de 17,5%. É com esse número que trabalhamos." Ele conta que em um período de 93 a Philco também conseguiu vender o mesmo volume que a Sharp.
A Philco colocou no mercado 60 mil televisores em cores em dezembro –toda a capacidade. Ela conseguiu atender a demanda das revendas porque tinha programa de importação de tubos de imagem –principal componente de uma TV– da Asia desde junho. "Percebemos que o componente ficaria escasso no final do ano e nos preparamos para atender o aumento do consumo."
Cerca de 30% dos televisores montados em novembro e dezembro, conta ele, tinham tubos feitos na Asia. A importação permitiu que a empresa não interrompesse a produção por falta do componente. Algumas indústrias do setor foram forçadas a isso. Além de estar pronta para atender os pedidos dos lojistas para o Natal, a Philco deu um empurrão nas vendas com promoções para premiar donos de lojas e vendedores.
"Sabemos que algumas lojas até baixaram os preços dos nossos produtos para não perderem a viagem à Africa", diz Darcy Magalhães, gerente geral de relações comerciais. O grupo Itaúsa trabalha com a expectativa de que o mercado brasileiro de televisores vai crescer mais 10% neste ano para atender a demanda provocada pela Copa do Mundo. Informações da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) são de que as vendas de TVs em cores cresceram perto de 40% em 93, comparadas com 92.
"Nossa estratégia é acompanhar o mercado e produzir 10% mais em 94", afirma Magalhães. Cupertino diz que o grupo Itaúsa vai contar neste ano com o apoio tecnológico e assistência técnica da Hitachi, do Japão, para a linha de TV e videocassete.

Texto Anterior: Deságio do dólar é recorde desde 1986
Próximo Texto: Loja vende 15,3 mil aparelhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.