São Paulo, sábado, 8 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidade orienta consumidor no Ceará

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A população de Fortaleza já conta com um aliado para enfrentar os problemas relativos a consumo e até na vida doméstica. Trata-se do Núcleo de Defesa do Consumidor e Administração Familiar, conhecido como Necaf. O núcleo é ligado à Universidade Federal do Ceará. Cerca de 15 mil pessoas já foram orientadas pelo Necaf, fundado em maio passado.
Segundo a coordenadora do Necaf, Silvana Monte, o núcleo funciona com três professores e sete alunos do Departamento de Economia Doméstica da universidade.
"Eles monitoram cursos específicos em escolas, associações comunitárias, praças públicas e atendem num plantão telefônico que tira dúvidas sobre os direitos do consumidor", diz Silvana.
Um dos cursos mais procurados é o de Administração da Renda Familiar. Destinado a donas de casa e pais de família, ensina como elaborar um orçamento familiar - dá dicas de como economizar e obter vantagens na escolha de produtos.
Segundo Silvana, os consumidores da região são orientados de seus direitos e deveres por meio de um plantão telefônico. "Seguindo o Código de Defesa do Consumidor, orientamos sobre tudo, desde como preencher cheques até como se comportar se o produto comprado estava estragado."
Silvana explica que o núcleo também faz um trabalho preventivo na defesa do consumidor. Em parceria com a Associação dos Supermercados e de feirantes, o Necaf oferece pequenos cursos para vendedores e caixas. O objetivo destes cursos é ensinar noções de atendimento e direitos e obrigações do consumidor.
PARA SABER MAIS
Necaf (085) 281-3088 e 283-3152.

Texto Anterior: Preços sobem 6,08 % na primeira semana
Próximo Texto: Preço de bronzeador pode variar até 72,88%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.