São Paulo, sábado, 8 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mau tempo mata mais duas pessoas na Europa

HUMBERTO SACCOMANDI
DE LONDRES

Enquanto a Austrália sofre com o calor e o fogo, a Europa é assolada por frio, tempestades e enchentes. Boa parte do sul do Reino Unido está debaixo d'água. Vários regiões da França também estão inundadas. Pelo menos duas pessoas morreram ontem nesses países devido ao mau tempo.
Apesar de acostumados à chuva, há anos os britânicos não viam tanta água como nestes últimos dois meses. Nos cinco primeiros dias de janeiro choveu metade do que normalmente costuma nesse mês. O resultado é que quatro grandes rios transbordaram no interior do país, inclusive o Tâmisa.
Para complicar ainda mais, nevou nos últimos dois dias em quase todo o país. Uma pessoa morreu em Londres, ao perder o controle de seu carro e cair num canal. Algumas cidades estão alagadas há uma semana. Dezenas de famílias foram evacuadas.
Na França, uma criança de 12 anos provavelmente morreu afogada ontem quando a corrente de água numa estrada levou o carro onde estava. A mãe da criança havia saído do carro para pedir ajuda. Pelo menos sete pessoas morreram desde o início do ano no país devido ao mau tempo.
Fortes ventos provocaram ondas de até cinco metros em Portugal, bloqueando vários portos. Alguns navios estavam em dificuldades ontem no mar do Norte e no Mediterrâneo. Um navio italiano teve de ser abandonado e seus 17 tripulantes foram resgatados.
Vários regiões de Portugal, Espanha e nos Alpes estavam isoladas ontem devido à neve. Parte do rio Reno, na Alemanha, estava fechada à navegação devido ao perigo de transbordamento. E a meteorologia prevê que o mau tempo e as chuvas devem continuar em quase todo o continente.

Texto Anterior: Bombeiros não detêm o pior incêndio da Austrália
Próximo Texto: EUA defendem aumentar Otan 'no futuro'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.