São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
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Discurso será de empresário

ANDREW GREENLEES
DO PAINEL

Orestes Quércia já tem pronto o discurso para a campanha presidencial pelo PMDB. O ex-governador sabe que seu enriquecimento pessoal pode gerar a desconfiança do eleitorado ainda em clima de CPI e que essa será a grande munição dos adversários. A estratégia de Quércia será tentar reverter esse quadro.
A idéia é dizer que ganhou dinheiro como empresário. E insistir que o Brasil precisa justamente disso, de um empresário na Presidência. Quércia assinala, aliás, que usou o slogan 'Um empresário bem sucedido para prefeito" quando se elegeu em Campinas. Na campanha presidencial de 94, o candidato Quércia adotará linha semelhante.
"Com 14 anos de idade eu comprava bicicleta usada para reformar e vender", diz Quércia. "Com 18 anos eu tinha uma mercearia em Campinas", acrescenta, numa prévia da linha de campanha.
O discurso terá o objetivo de transformar desconfiança em simpatia. "Subi na vida", diz o ex-governador, acrescentando que todo "filho de trabalhador" deveria ter essa "mesma oportunidade". As críticas e acusações, diz, vêm do preconceito "das elites".
Mas não é apenas o discurso que começa a se delinear. Em fevereiro, Quércia passará os dias em seu escritório recebendo peemedebistas de todo o país. Depois, iniciará uma série de viagens aos Estados. O ex-governador pretende buscar o apoio das lideranças regionais para a "unidade do partido". Tem citado o prefeito Jarbas Vasconcelos (Recife) e o ex-prefeito Juraci Magalhães (Fortaleza), além do senador Ronan Tito (MG), como peças importantes para esse processo.
Quércia pretende mostrar que continua com o controle do partido. Por enquanto, não assume oficialmente sua intenção de ser candidato, mas, em abril ou maio, espera ter as melhores condições dentro do PMDB para ser lançado. (Andrew Greenlees)

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