São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
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Executivos compram mais livros em 93

ADRIANA SALLES GOMES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O mercado de livros de negócios praticamente dobrou em 93, ao contrário do que tem acontecido com o segmento de ficção. O cálculo é das duas maiores editoras do ramo, a Makron Books e a Campus, que juntas detêm 60% desse filão. Elas estimam que quase um milhão de volumes foi vendido e os títulos chegaram a mil.
"Os executivos estão comprando informação porque perceberam que hoje se fica burro a cada seis meses", dispara Milton Mira Assumpção Filho, 49, diretor-presidente da Makron Books, editora líder nessa área.
A corrida em busca da "inteligência" –que já tinha começado com a abertura do país e a exigência de competitividade internacional– foi acelerada pelo medo que as pessoas passaram a ter de perder o emprego ou pela necessidade de conseguir um. O investimento médio para isso foi de US$ 20 por livro.
Animadas, Makron Books e Campus vão dobrar o lançamento de títulos em 94. Não só houve aumento do número de leitores, com grande participação da população do interior, como cada leitor passou a ler três a quatro livros por ano, contra apenas um em 1990.
Cerca de 60% desses livros falam de qualidade em administração ou recursos humanos. Os temas "como reestruturar sua empresa" e "como estimular-se e estimular os outros a produzir mais" foram os números um e dois das listas de mais vendidos. A maioria dos autores são "gurus" norte-americanos.
No primeiro grupo estão "Reengenharia", da editora Campus, e "Rompendo as Barreiras da Administração", da Harbra, entre outros. No segundo time aparecem "A Meta", da Educator, e "A Hora da Virada", da editora Saraiva.
Em 94, essa tendência deve se manter. Os profissionais obrigatoriamente aprenderão reengenharia –nem que seja por repetição. Chegam "Rethinking: Repensando a Organização", de Robert Tomasko (Makron); "Gerenciamento da Reengenharia" (título provisório), de James Champy (Campus); e "Reengenharia à Moda Brasileira', de Daniel Augusto Moreira (Pioneira), entre muitos. No filão do auto-estímulo destaca-se "Liderança", de Burt Nannus (Harbra).
O "papa" da administração Peter Drucker comparece com a "Administração em Organizações Sem Fins Lucrativos" (Pioneira). As clássicas histórias de empresas queoderam a volta por cima também continuam com apelo. A Educator escolheu a General Electric norte-americana, revitalizada por seu presidente Jack Welch –capa da revista "The Economist" em dezembro. O título é "Controle Seu Destino Antes que Alguém o Faça", de Noel Tichy e Stratford Sherman. A Harbra publica "Xerox", de David Kearns e David Nadler.

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