São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Profissional vai negociar remuneração

JOSÉ VICENTE BERNARDO
DA REDAÇÃO

A palavra-chave que vai reger a relação empresa/profissional no futuro é "negociação". Condições, prazos, especificações e preços serão negociados constantemente com clientes, fornecedores, parceiros e com a própria empresa contratante. O profissional deverá apurar a capacidade de estipular o valor de seu trabalho. O salário de pessoas empregadas em funções semelhantes pode servir como referência (veja salários do setor no quadro acima).
"Aumentará a participação na lucratividade da empresa", prevê Jean Paul Jacob, da IBM. Ao mesmo tempo, segundo ele, a relação empregado X patrão tende a "desaparecer como conceito" para dar lugar a um "senso de propriedade do negócio". Para empresas e consultores, a mudança para essa nova relação deve ser acompanhada pela atualização das leis trabalhistas. (JVB)

Texto Anterior: Visão do mercado de serviços no ano 2000
Próximo Texto: Quando o adicional de insalubridade é pago?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.