São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidado com português vale para candidato 'estrangeiro'

DA REPORTAGEM LOCAL

A chance de causar uma boa impressão não deve ser desperdiçada com um currículo elaborado às pressas, que não aponte com firmeza os objetivos nem explore as virtudes do candidato. "O currículo é o cartão de visitas do pretendente à vaga", afirma Robert Wong, vice-presidente da Korn/Ferry International, consultoria especializada na "caça" de talentos para o topo das empresas.
Wong avaliou o currículo da profissional de informática Solange Helena Aguilera, 30, que mora em Londres há sete anos e pretende voltar ao Brasil. "O formato britânico, sucinto, e a valorização dos itens certos são os pontos positivos do currículo", afirma o consultor. Ele chama a atenção para a formação acadêmica forte e para o fato de a candidata conhecer outra cultura.
O cuidado com detalhes não deve esquecido. Erros de português são imperdoáveis, mesmo para quem está vivendo há anos no exterior. Wong também aconselha Solange a elaborar uma versão em inglês para empresas multinacionais e a incluir um número de fax para contato.
Não se subestimar –ou superestimar– também revela bom senso. No caso, a atual função da candidata é inferior a sua formação anterior. "O ideal seria trocar a expressão 'free-lance programmer' por algo como 'consultora em programação"', aponta Wong. Também é importante, segundo o consultor, acrescentar alguns resultados da atividade profissional nas empresas por onde passou e não esquecer de incluir o que pode oferecer à empresa que receberá seu currículo.

Leitores podem enviar seus currículos para Caderno Empregos - Seção "Seu Currículo" - al. Barão de Limeira, 425, 4.º andar, CEP 01290-900. A Redação selecionará currículos exclusivamente para análise por consultores.

Texto Anterior: Quando o adicional de insalubridade é pago?
Próximo Texto: 'Empregos' completa 10 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.