São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994 |
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Marketing desperta torcida
VALMIR STORTI
O futebol foi introduzido no Japão por ingleses em 1873. Em 1921 foram criadas uma federação e a primeira competição: a English F.A.Cup, assim chamada porque o troféu foi oferecido pela Federação Inglesa. Mas só em 1964 o futebol japonês apareceu para o mundo. Na Olimpíada de Tóquio a seleção derrotou por 3 a 2 a Argentina. Entusiasmados, os japoneses chamaram o alemão Dettmer Kramer para treinar a seleção. Em 68, na Olimpíada do México, veio a primeira conquista relevante. Com uma vitória de 2 a 0 sobre a seleção mexicana, os japoneses ficaram com o bronze. Seu centroavante, Kunishige Kamamoto, foi artilheiro da competição, com sete gols. Hoje ele treina o Gamba Osaka. As grandes empresas apostaram no retorno publicitário com a utilização de seus nomes. Surgiu o Mitsubishi, o primeiro grande time japonês na era do amadorismo. Em 70, o Mitsubishi fez uma excursão à América Latina para aprender. Perdeu por 8 a 0 para o São Paulo. Em 23 de julho de 89 foi a vez de a seleção japonesa pisar em solo brasileiro. Em São Januário, foi derrotada pelo Brasil por 1 a 0. Aquele era o último jogo da seleção de Lazaroni antes de viajar rumo às eliminatórias da Copa da Itália. A Liga Profissional Japonesa conta atualmente com dez clubes na J-League, a primeira divisão, e tem ainda uma segunda (J1) e uma terceira divisão (J2). Há ainda a "Regional League", que conta com cerca de 45 clubes em cada um dos nove distritos, e 47 "Prefectural Leagues", os campeonatos das províncias. Na primeira fase da J-League, 1.518.801 torcedores já haviam comparecido, o que dá uma média de 16.876 por partida. (VS) Texto Anterior: Decisão coroa sucesso da J-League Próximo Texto: Zico teme arbitragem na 'última decisão' Índice |
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