São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marketing desperta torcida

VALMIR STORTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Foi preciso um minucioso trabalho de marketing para que o futebol conseguisse despertar o interesse dos admiradores no Japão. A rede de franquias "Category One", uma coligada da Sony, desenvolveu todos os produtos que levassem o símbolo da J-League (lê-se djei ligue). Esses produtos são comercializados em uma rede de 105 lojas especializadas e por outras 36 franqueadas.
O futebol foi introduzido no Japão por ingleses em 1873. Em 1921 foram criadas uma federação e a primeira competição: a English F.A.Cup, assim chamada porque o troféu foi oferecido pela Federação Inglesa. Mas só em 1964 o futebol japonês apareceu para o mundo. Na Olimpíada de Tóquio a seleção derrotou por 3 a 2 a Argentina. Entusiasmados, os japoneses chamaram o alemão Dettmer Kramer para treinar a seleção.
Em 68, na Olimpíada do México, veio a primeira conquista relevante. Com uma vitória de 2 a 0 sobre a seleção mexicana, os japoneses ficaram com o bronze. Seu centroavante, Kunishige Kamamoto, foi artilheiro da competição, com sete gols. Hoje ele treina o Gamba Osaka.
As grandes empresas apostaram no retorno publicitário com a utilização de seus nomes. Surgiu o Mitsubishi, o primeiro grande time japonês na era do amadorismo. Em 70, o Mitsubishi fez uma excursão à América Latina para aprender. Perdeu por 8 a 0 para o São Paulo.
Em 23 de julho de 89 foi a vez de a seleção japonesa pisar em solo brasileiro. Em São Januário, foi derrotada pelo Brasil por 1 a 0. Aquele era o último jogo da seleção de Lazaroni antes de viajar rumo às eliminatórias da Copa da Itália.
A Liga Profissional Japonesa conta atualmente com dez clubes na J-League, a primeira divisão, e tem ainda uma segunda (J1) e uma terceira divisão (J2). Há ainda a "Regional League", que conta com cerca de 45 clubes em cada um dos nove distritos, e 47 "Prefectural Leagues", os campeonatos das províncias.
Na primeira fase da J-League, 1.518.801 torcedores já haviam comparecido, o que dá uma média de 16.876 por partida. (VS)

Texto Anterior: Decisão coroa sucesso da J-League
Próximo Texto: Zico teme arbitragem na 'última decisão'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.