São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Italianos não vencem o Mundial desde 79

FLAVIO GOMES
DA REPORTAGEM LOCAL

A resistente crise da Ferrari fez a equipe despencar em dois dos mais importantes itens estatísticos da F-1: pontos acumulados e número de vitórias. A McLaren da era Ron Dennis superou os italianos em ambos, com 1.863,5 x 1.777,5 no primeiro e 104 x 103 no segundo.
Mesmo assim a "Rossa" é a equipe com mais poles, melhores voltas e GPs na história (veja quadro abaixo). Detém também o recorde de títulos de construtores (8) e empata com a McLaren nas conquistas de Mundiais de Pilotos (9).
Essa saraivada de números, no entanto, não quer dizer nada para os torcedores da Ferrari. Se a equipe não ganhar o campeonato de 94, vai completar uma década e meia em branco. O último título de pilotos, aquele que vale para os "tifosi", aconteceu no distante ano de 1979, com o sul-africano Jody Scheckter. Uma geração inteira de ferraristas ainda não viu seu time ser campeão.
Passou raspando em 90, com Alain Prost perdendo para a McLaren de Senna na penúltima corrida do ano, no Japão, um acidente até hoje reclamado pelos vermelhos. Na temporada seguinte o time tomou o rumo do brejo, mandando Prost embora antes do fim do campeonato porque o francês chamou o carro de "caminhão". O tempo mostrou que ele estava coberto de razão. (FG)

Texto Anterior: Ferrari monta 'seleção' e ameaça Williams
Próximo Texto: Equipe está há 50 provas sem ganhar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.