São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rebelião no México pode mudar eleição

O Partido Revolucionário Institucional (PRI) nunca perdeu uma eleição nos últimos 60 anos no México, mas a rebelião no sul do país pode alterar este quadro, diz o "The Wall Street Journal", em artigo de Dianne Solis.
Luis Donaldo Colosio, candidato do PRI à sucessão de Carlos Salinas de Gortari, era tido como virtual presidente, afirma o "Journal", não só pela tradição do partido como pelos resultados da política econômica do governo –que culminou com a assinatura do Nafta (Acordo Norte-Americano de Livre Comércio).
A equipe de campanha de Cuauhtemoc Cárdenas, principal adversário de Colosio, prefere não comentar os efeitos que a rebelião indígena no Estado de Chiapas pode ter sobre a estratégia para as eleições. "O que isto mostra simbolicamente é que o México é um país de enormes desigualdades sociais e sem meios aceitáveis para se expressar", disse ao "Journal" o escritor Jorge Castaneda, amigo de Cárdenas.

Texto Anterior: Africanos adotaram a 'dolarização' em 1948
Próximo Texto: Carro-bomba explode na cidade do México
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.