São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma fábrica de sacos plásticos?

Regina Célia A. A. Silva, Santana, AP
A indústria de embalagens plásticas situou-se entre as de maior crescimento no país. No período de janeiro de 1992 a janeiro de 1993, o setor cresceu 20%, de acordo com a Associação Brasileira de Embalagens Plásticas Flexíveis.
A matéria-prima é o polietileno de baixa densidade granulado e as máquinas principais são a extrusora e a máquina de corte.
Para fabricar, por exemplo, 50 mil sacos com capacidade para embalar 1 kg, você vai precisar contratar pelo menos quatro empregados (um operador de extrusora, um perador de corte e dois ajudantes), investir aproximadamente US$ 50 mil na aquisição das máquinas e equipamentos, na compra inicial de matéria-prima e ainda nas despesas da mão-de-obra direta e dos custos fixos, no primeiro mês de funcionamento.
A fabricação de sacos plásticos é simples, já que as tarefas principais (extrusão e corte) usam equipamentos de fácil operacionalização. Com a produção acima indicada, o faturamento mensal pode chegar a US$ 25 mil, o que proporcionaria um lucro operacional de 16%.
A comercialização do produto pode restringir-se, inicialmente, ao mercado local. Aos poucos, com o aumento do volume de produção e, possivelmente, com a diversificação –as máquinas para a fabricação do saco plástico, com pequenas adaptações, podem produzir outros itens–, a empresa pode expandir o seu mercado.
Mas atenção. A região onde o empreendimento for localizado deve apresentar baixo custo de distribuição, facilidades administrativas e mercadológicas, boas condições para adquirir matéria-prima e uma análise positiva da relação da empresa com o mercado disponível.
Outras informações sobre o assunto você vai conseguir no Balcão Sebrae do Estado do Amapá pelo tel. (096) 222-3944.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4.º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Demanda por caligrafia em convites e diplomas é grande
Próximo Texto: Empresa aposta em tortas congeladas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.