São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Silvio Santos esbanja know-how ao incorporar alcoviteira eletrônica

SÉRGIO DÁVILA
DA REVISTA DA FOLHA

Você é solteiro? Tem boa compleição física? Quer uma moça limpinha para namorar? Escreva para o quadro do programa do Silvio Santos "Quer Namorar Comigo", que passa aos domingos às 18h no SBT.
Timidez não é problema: é a desculpa que o pessoal mais usa no ar. Se a garota topar, ainda corre-se o risco de ganhar viagens para lugares como Ubatuba (SP), ou Palhoça (SC). Já pensou?
Se não, muita gente está pensando. O programa faz sucesso com a audiência mostrando a televisão –companhia, babá, amiga de fé e irmã camarada para muitos– como aquela comadre casamenteira comum no interior. Silvio Santos faz a alcoviteira. É só mandar uma carta para a produção dizendo quem você vai "pedir em namoro" ao vivo. "Entenderam?", pergunta SS ao auditório. "Entendê-mos!", respondem as colegas de trabalho.
E entra a baiana Cleidiene, 23, morena sestrosa vestida de rosa. Ela teve caso com um sujeito que era casado e escondia. Cleidiene e SS sentam-se num sofá e começam a papear.
"Mas, mas, mas como ele conseguia enganar a esposa?", diz SS. "Ra, rá, rai!", emenda. Vanja vai, vanja vem, Cleidilene diz que se apaixonou agora por Osvaldo, 28, metalúrgico, também baiano, ex-namorado de sua irmã.
SS chama o rapaz com sua dicção peculiar, que analasa todas as sílabas finais: "Pode entrar, Osvaldoãm". Suspense. "Você trabalha na prensa, mas agora a produção do programa que vai prensar você". Sacou o trocadilho?
SS pede que ele veja quem o espera sentada no sofá. Atrás do sofá, um jardim com girassóis. No chão do palco, um enorme coração vermelho. No cenário, cupidos. A guisa de crachá, Osvaldo e Cleidiene carregam coraçõezinhos de papel com os nomes. Dá para não ser feliz?
Não dá. Cleidilene pede a mão de Osvaldo, metido num garboso terno marrom. Ele a dá de bom grado. Eles vão "se conhecer melhor" na Praia do Francês, em Alagoas. "Não merecem uma salva de palmas?". Merecem, como merece o programa.
Porque SS, quando senta no sofá com o casal e começa a dar palpites, está fazendo o que muitos pais, tios, padres, compadres e enxeridos fizeram e fazem Brasil afora: a relação privada tornada pública, o cortejo à vista de (no caso da TV) milhões. Não é nem original no veículo. "Quer Namorar Comigo?" sucede o "Namoro na TV", que sucedeu outros.
Hoje, domingo, 9, Rosimeire e Aderaldo, Adriana e Newton, Verônica e Miguel vão tentar a sorte sentimental à vista de todos. Dando as bençãos, o homem que mais entende de programas populares na história da TV.
A próposito, avise a produção: você ronca?

Texto Anterior: Vilões de "Sonho" caem em armadilha
Próximo Texto: Marzo transforma coveiro de 'Fera' em peça-chave; Ator largou carreira de galã no auge
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.