São Paulo, segunda-feira, 10 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo surge nos anos 70

DA SUCURSAL DO RIO

O Comando Vermelho surgiu na década de 70 no presídio da Ilha Grande, litoral sul do Estado do Rio de Janeiro.
Isolada, a penitenciária confinava condenados por crimes comuns e presos políticos. Desse convívio nasceu a facção criminosa.
A principal característica do Comando Vermelho é mesclar táticas de organização de grupos políticos armados e a prática de diversos tipos de crimes, em especial o tráfico de drogas.
O Terceiro Comando surgiu anos mais tarde. Supostamente foi criado por dissidentes do Comando Vermelho. Ainda hoje o Terceiro Comando é considerado pela polícia carioca como um grupo muito menor que o rival.
A favela Parque Proletário de Vigário Geral, palco da chacina que no último dia 30 de agosto vitimou 21 moradores, é controlada pelo Comando Vermelho.
Localizada a cerca de 20 km do centro do Rio, a favela de Vigário Geral não é localizada em morro, mas em uma área às margens da avenida Brasil, principal via de ligação do centro da cidade com bairros das zonas Oeste e Norte.
O acesso à favela é feito por duas passarelas, normalmente controladas por "olheiros" dos traficantes de drogas. Vizinha à Vigario Geral fica a favela Parada de Lucas, controlada pelo Terceiro Comando.

Texto Anterior: Grávida morre no tiroteio
Próximo Texto: Exército vai investigar a morte de soldado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.