São Paulo, segunda-feira, 10 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roaccutane combate excesso de óleo na pele

Tratamento traz resultados em alguns meses

ESPECIAL PARA A FOLHA

Delaine Fumagalli, 33, designer têxtil de uma indústria de malhas masculinas, sofria com oleosidade excessiva na pele, espinhas na face e furúnculos há muito tempo. Seu dermatologista sugeriu que ela importasse o medicamento Roaccutane (na época não comercializado no Brasil) no começo de 92.
Ela usou a medicação por quatro meses e ficou bastante satisfeita com os resultados. Furúnculos e espinhas desapareceram totalmente. A oleosidade voltou ao padrão anterior após a interrupção do tratamento.
Delaine não sofreu muito com os efeitos colaterais. Boca seca, descamação da pele e rachaduras nos lábios foram controlados com hidratantes, manteiga de cacau e batom. Colírio nos olhos evitou irritações. "Acho que não senti muitos efeitos indesejáveis porque tomei uma dose relativamente baixa", diz.
O médico a proibiu de engravidar durante o tratamento, pelos riscos de malformação do feto. Como estava com DIU (dispositivo intra-uterino), não teve maiores preocupações. "Hoje uso outros métodos, como higienizações periódicas e ácidos que provocam descamação para melhorar a pele. Mas não me importaria de tomar o medicamento outra vez". (JB)

Texto Anterior: Medicamento antiespinhas promete 90% de eficácia
Próximo Texto: Prevenção da cárie começa na infância; Banho de sol estimula produção de vitamina D; Óculos escuros devem barrar raios ultravioleta; Gravidez não impede tratamento odontológico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.