São Paulo, segunda-feira, 10 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prevenção da cárie começa na infância; Banho de sol estimula produção de vitamina D; Óculos escuros devem barrar raios ultravioleta; Gravidez não impede tratamento odontológico

JULIO ABRAMCZYC;

A COMEMORAÇÃO
Prevenção da cárie começa na infância
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu para o Dia Mundial da Saúde, dia 7 de abril próximo, o tema "Saúde oral para uma vida sadia", incentivando a higiene bucodentária através da escovação diária dos dentes desde os primeiros anos de vida (foto).

O NÚMERO
35
... milhões de casos de cegueira, em todo o mundo, foram assinalados pela OMS, dos quais a metade teve como causa a catarata.

A FRASE
"As crianças devem ser protegidas da exposição excessiva à luz solar intensa, principalmente entre 10 e 14 horas".
(Do médico Jean-Pierre Cesarini, do Instituto Nacional Francês para a Pesquisa Médica,o Inserm, ao recomendar nos banhos de sol das crianças o uso de creme ou loção solar com coeficiente mínimo de proteção 15).

Banho de sol estimula produção de vitamina D
Para a saúde, a radiação ultravioleta em pequenas doses é benéfica, estimulando a produção de vitamina D, que previne o raquitismo. Mas uma exposição prolongada e intensa ao sol, provocando excesso de raios ultravioleta no corpo, pode afetar o sistema imunológico, diminuindo as defesas do organismo contra doenças infecciosas. Pode, também, quando em excesso, provocar queimaduras de primeiro e segundo grau e favorecer a opacificação do cristalino (catarata), uma doença dos olhos só resolvida por cirurgia.

Óculos escuros devem barrar raios ultravioleta
Autoridades da saúde pública têm recomendado à população cuidados especiais com a radiação ultravioleta, mais intensa no verão, época de férias e passeios. Sob sol intenso, recomendam proteger a pele com roupas leves e evitar o período crítico do meio-dia. Para os olhos, óculos escuros para impedir a passagem dos raios ultravioleta. Entretanto, se as lentes dos óculos não forem de boa qualidade, a quantidade de raios ultravioleta absorvida será maior ainda que a olho nu.

Gravidez não impede tratamento odontológico
O receio de gestantes em submeter-se a tratamento dentário não tem respaldo científico, segundo o chefe do departamento de Odontologia Preventiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professor Urubatan Vieira de Medeiros, já que a manutenção da saúde bucal é importante em todas as fases da vida, inclusive na gravidez. (Julio Abramczyk)

Texto Anterior: Roaccutane combate excesso de óleo na pele
Próximo Texto: WALTER CENEVIVA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.