São Paulo, terça-feira, 11 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar dará cargos ao PMDB para manter apoio ao governo

EUMANO SILVA; TALES FARIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Palácio do Planalto já dá como certa a manutenção do apoio do PMDB ao governo. O assunto será discutido na reunião de hoje do Conselho Político do partido com as bancadas do na Câmara e no Senado. Com isso, o presidente Itamar Franco pretende anunciar amanhã o convite para o deputado Luiz Carlos Santos (PMDB-SP) assumir a liderança do governo na Câmara e para o senador Antônio Mariz (PMDB-PB) comandar o Ministério da Agricultura.
Itamar havia condicionado o preenchimento com políticos dos cargos vagos em seu governo à manutenção do apoio do PMDB. Como sexta-feira passada o governador de São Paulo, Luiz Antonio Fleury Filho, disse ao líder do governo no Senado, Pedro Simon (PMDB-RS), que é contra o afastamento do partido do governo, Itamar dá o apoio como mantido. Hoje ele espera apenas o anúncio do presidente do PMDB, deputado Luiz Henrique (SC).
Além dos peemedebistas, Simon também já sondou os senadores Élcio Alvares (PFL-ES) e Beni Veras (PSDB-CE) para integrarem o ministério. Beni Veras deverá ficar com a pasta das Minas e Energia, e Alvares –que chegou a ser cotado para o Ministério das Comunicações– deverá ser indicado para a Indústria e Comércio.
Luiz Carlos Santos viaja hoje de São Paulo para Brasília acompanhado do governador Fleury e do deputado Luiz Henrique. Foi ele quem convenceu Fleury a trabalhar para que o PMDB não recue no apoio ao governo. O recuo é defendido pelo grupo ligado ao ex-governador de São Paulo Orestes Quércia.

Texto Anterior: Crime e política
Próximo Texto: Advogados recusam convite para comissão que investiga corrupção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.