São Paulo, terça-feira, 11 de janeiro de 1994
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Couromoda introduz novas marcas

KATIA MILITELLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Começam hoje no Parque Anhembi, em São Paulo, a 21.ª Couromoda e a 15.ª Feninver, feiras que reúnem 603 fabricantes de calçados, artigos esportivos e confecções. O setor de tênis, responsável por vendas de US$ 128 milhões em 93, receberá a marca norte-americana Avia, que aproveita a Couromoda para se apresentar ao mercado brasileiro.
Com investimento previsto de US$ 6 milhões, a Intersport Trading Comércio Internacional quer importar 120 mil pares de Avia até maio. Marcelo Segalla, diretor de marketing da empresa, espera vender 15 mil pares na Couromoda.
Os tênis norte-americanos chegam ao consumidor por preços entre US$ 80 e US$ 130. A marca tem modelos para aeróbica, corrida, tênis e basquete.
A expectativa de vendas na Couromoda foi traçada, segundo Segalla, baseada no teste de mercado feito em São Paulo nos meses de novembro e dezembro, quando 80 lojas venderam o Avia. "A aceitação foi excelente", diz Segalla.
O grupo Azaléia, dono de um faturamento de US$ 282 milhões em 93, também quer uma fatia do mercado de tênis. A empresa aproveita a Couromoda para relançar a marca Olympikus.
Ela parou de ser fabricada em 90, quando o presidente da empresa, Nestor Herculano de Paula, percebeu que o grupo não tinha condições de acompanhar a evolução tecnológica.
Em 92, a Divisão Olympikus da Azaléia lançou um modelo para jogging e vendeu 3 milhões de pares. Animada, a empresa coloca agora no mercado três lançamentos segmentados (para andar, jogar basquete e correr), além de modelos básicos para vários usos.
A alemã Adidas mostra na feira, entre outras novidades, o tênis Tubular e a chuteira Predator, ambos importados. O tênis tem uma bombinha que injeta ar na sola e deve chegar ao consumidor por US$ 110. A chuteira está sendo apresentada pela empresa como capaz de aumentar a potência do chute em 10%. Chega por US$ 100, em maio.
A Nike aproveita seu espaço na Couromoda para apresentar aos lojistas vários lançamentos, como o Air Trainer Accel Low, modelo feminino para fitness. A linha Kids da Nike mantém as mesmas características dos tênis de alta performance, só que para os pés das crianças.
Entre os sapatos, a Samello é uma das líderes em lançamentos. São cerca de 200 novos modelos apresentados na Couromoda. Wilton de Mello Fernandes, diretor-comercial da empresa, espera fechar a venda de três meses de produção na feira. Para os clássicos, destinados a executivos com mais de 25 anos, a moda primavera-verão impõe solados em couro ou borracha fina.
A expectativa da Couromoda é movimentar US$ 1 bilhão em negócios. Os expositores querem vender a produção de três meses. São esperados 40 mil lojistas.

21.ª COUROMODA e 15.ª FENINVER - De hoje a sexta-feira, das 10h às 19h, no Parque Anhembi (São Paulo). Entrada permitida somente a lojistas e portadores de convites.

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