São Paulo, segunda-feira, 17 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro presidirá congresso mundial; Pesquisa; aponta depressào em crianças; Puberdade pode ser fator depressivo; Verruga pode virar câncer

O PERSONAGEM
Brasileiro presidirá congresso mundial
O professor Mário Fernando C. Maranhão (foto), do Paraná, deverá presidir o 13.º Congresso Mundial de Cardiologia, no Rio, em 1998, em colaboração com a Federação Mundial de Cardiologia. A entidade realiza, em Berlim, de 10 a 14 de setembro, o 12.º congresso mundial.
O NÚMERO
1,3
...mil acidentes de trabalho ocorrem por dia no Brasil, segundo Sérgio Vieira Costa, do INSS.
A FRASE
"O modelo atual de custeio do Seguro de Acidentes do Trabalho é suficiente para a Previdência Social realizar a cobertura destes casos"
(De Sérgio Vieira Costa, no trabalho "Impacto dos Acidentes do Trabalho: Benefícios Acidentários, um Breve Estudo").
Pesquisa aponta depressão em crianças
A depressão, que interfere na atividade produtiva dos adultos e que piora o isolamento dos idosos, está sendo agora diagnosticada em crianças e adolescentes. O problema começou a ser detectado nos últimos dez anos. Um estudo realizado por Patrícia Cohen, do Instituto Psiquiátrico de Nova York, em 1.500 meninos e meninas, verificou que de 8% a 9% das crianças entre 10 a 13 anos apresentaram um quadro depressivo no período de um ano.
Puberdade pode ser fator depressivo
Para a médica psiquiatra Ana Luiza Simões Camargo, da Escola Paulista de Medicina, a puberdade parece desempenhar importante papel nos sintomas e quadro depressivos na adolescência, afetando de 5 a 10 por cento destes jovens, com maior incidência no sexo feminino. Em trabalho publicado na revista Pediatria Moderna, a especialista diz que a depressão pode ser precipitada por perda de apego e de suporte social.
Verruga pode virar câncer
Os médicos demartologistas permanentemente chamam a atenção de seus pacientes para a observação de modificações nas verrugas que aparecem pelo corpo. O médico Alfred Koof, da Universidade de Nova York, confirmou recentemente a necessidade deste cuidado. Ele observou que 11% de mil pacientes examinados, portadores de verrugas grandes, com bordos irregulares e de coloração diferente da normal, desenvolveram melanoma (tumor maligno da pele) em dez anos. (Julio Abramczyk)

Texto Anterior: Câmara hiperbárica ajuda no tratamento
Próximo Texto: HR tem mais cefaléia que animação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.