São Paulo, domingo, 23 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Profissional deve evitar envio de currículo de forma massificada

DA REDAÇÃO

O administrador Gilberto Antônio Fernandes, 49, tem mandado a empresas e consultorias um "pacote" de oito páginas, contendo: currículo de três páginas datilografadas em espaço um, carta-circular manuscrita de quatro páginas e mais uma "mensagem quanto a um ponto de vista" de uma página. Ele expressa nesses dois últimos sua frustração com a recessão e com a discriminação que diz sofrer por sua idade.
"Normalmente, empresas, bancos e consultorias não têm tempo para uma leitura tão vasta", alerta Sandra Guedes, xx, sócia-diretora da Mariaca & Associates. Ela avalia que Fernandes tem boa formação e experiência, mas seu currículo se apresenta visualmente poluído e confuso. Além disso, sua carta e "mensagem" expõem ressentimentos pessoais que "poucos leriam até o fim".
O ideal, aconselha Sandra, é elaborar o currículo no computador e imprimi-lo, de preferência a laser, em papel de boa qualidade (veja ao lado sua sugestão para dispor as informações).
A carta, nunca manuscrita, deve ser "bem resumida, contendo frases curtas e manifestando apenas o interesse em visitar o leitor". Os documentos devem ser mandados "de forma personalizada e seletiva, não como 'circular' a quem possa interessar".
Com relação à idade, o mercado tem se mostrado cada vez menos restritivo, avalia a consultora. "Principalmente no mercado brasileiro existe carência de gestão treinada, o que pode representar uma condição altamente produtiva e recompensadora para executivos com trajetórias de sucesso, como no caso do sr. Gilberto Antônio Fernandes."

Leitores podem enviar seus currículos para Caderno Empregos - Seção "Seu Currículo" - al. Barão de Limeira, 425, 4.º andar, CEP 01290-900. A Redação selecionará currículos exclusivamente para análise por consultores.

Texto Anterior: Como é descontada a contribuição sindical?
Próximo Texto: Telemarketing gera 20 mil vagas em 94
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.