São Paulo, domingo, 23 de janeiro de 1994
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Empresa aposta em motivos náuticos

Produção inclui bolsas e camisetas

DA REDAÇÃO

Aproveitando a estrutura da fábrica de camisas do marido, a advogada Maria Cristina Dias Ferreira Thomé, 35, resolveu investir em produtos com motivos náuticos. Há cerca de um ano e meio, fabrica bolsas plásticas e camisetas para praia com a marca Crismania.
Hoje, a linha de produtos inclui ainda frasqueiras, sacolas, "nécessaires" e camisas, além de produtos para crianças (com estampas diversificadas). "Por trabalharmos muito com artigos de plástico, acabamos recebendo encomendas para produzir peças infantis", diz.
Mercado
Segundo Cristina, existe um bom mercado para produtos de plástico e roupas com estampas náuticas. "Não vendemos mais por falta de estrutura. Hoje, eu faço pessoalmente os contatos com os clientes, mas já penso em trabalhar com representantes comerciais para abrir novas frentes e crescer. Não dá tempo para administrar a produção e ainda procurar novos compradores", afirma. Outra meta da empresa é lançar no mercado uma nova marca, a Idea Nautica, que deve comercializar os mesmos tipos de peças.
A produção atualmente é dividida entre os equipamentos disponíveis na fábrica e a contratação de serviços de terceiros. Segundo Cristina –que hoje trabalha em sociedade com sua irmã Mariângela Dias Ferreira Cundari, 38–, o investimento no novo negócio foi baixo e já retornou.
"Começamos com uma produção muito pequena e só fomos crescendo conforme o aumento da demanda. Além disso, o fato de trabalharmos muito com serviços de terceiros reduziu o investimento inicial em equipamentos, maquinários e mão-de-obra, já que se paga os prestadores de serviço de acordo com o volume de produção", diz Cristina.

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