São Paulo, domingo, 23 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Thunderbird troca MTV pela Globo mas promete não virar Maria Paula 2

MARCELO DE SOUZA
DA REPORTAGEM LOCAL

Thunderbird troca MTV pela Globo mas promete não virar Maria Paulo 2
Ex-VJ não quer viver o mesmo que a amiga, que considera 'o bode expiatório de um programa ruim'
Depois de tirar Maria Paula da MTV, a Globo tenta de novo. Desta vez, garfou Luiz Thunderbird, o VJ-símbolo da emissora da Abril. Desde dezembro, a rede sonda Thunder. Há quinze dias, pressionado pela MTV, ele decidiu ir –a tempo de cobrir a fase carioca do Hollywood Rock para a Globo.
O ex-VJ não podia estar mais animado. "A MTV não me deu condições para que eu desenvolvesse ótimos programas –que é o que quero", diz. Na Globo, vai ganhar, diz, quatro vezes mais do que o que recebia na MTV. Tem, ainda, a promessa de fazer um quadro no "Fantástico" e um programa de auditório, a partir de abril.
O programa de auditório, um projeto seu, ainda depende de aprovação. Em tese, é um misto de show de bandas consagradas e alternativas e show de calouros. Thunder quer ser o "Chacrinha dos anos 90". O piloto deve ser gravado esta semana, sob a direção de José Bonifácio Brasil de liveira, o Boninho. Do quadro do "Fantástico", sabe pouco.
Sua primeira aparição na Globo estava marcada para a última sexta-feira, comandando do Maracanã, no Rio, flashes ao vivo do Hollywood Rock. Enquanto isso, na MTV, os fãs continuam assistindo o "Cep MTV" e o "Rock Blocks", pré-gravados por Thunder, até o final de janeiro.
Cara e dicção típicas –desde pequeno, diz, "era o Jerry Lewis da classe"–, Thunder acredita que tem carisma para "suprir as diferenças" de ambiente entre a MTV e a Globo. Quanto à fama de maluco –segundo a direção da MTV, ele vinha causando problemas graves de produção por "desaparecer" em meio a gravações–, diz que não esconde a imagem de "marginal" de ninguém. Muito menos de seu novo chefe global, José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho. "Ele sabe bem quem sou eu."
Deve saber. Ex-dentista e ex-redator de publicidade, Thunderbird espalha seu espírito por tudo o que faz –além da TV, é vocalista da banda Devotos de Nossa Senhora Aparecida, que acaba de lançar seu primeiro LP. Numa das faixas, "Abaixa Aí", Thunder canta: "Abaixa aí, um pouco mais, abaixa um pouco, mais pra trás, estou tesudo, você sabe, eu enfio tudo".
Thunder estava na MTV desde a estréia da emissora no Brasil, em 1990. Foi seu primeiro trabalho em TV, e uma guinada séria. Aos 21, formou-se dentista, profissão que abandonou logo –tinha o "coração muito mole" e não cobrava da clientela de amigos, invariavelmente duros.
Vendeu a clínica para se dedicar à carreira de "rocker". Sua banda Aerosol durou pouco. Foi redator publicitário por três anos, mas voltou à música. Montou a banda Devotos e acabou sendo convidado por Rogério Gallo, então diretor de programação da MTV, para o teste de VJ.
"Não acreditava que iria conseguir. Não falo inglês e não sou nem um pouco bonitinho, né?" Mas foi assim, descrente, que ele acabou indo parar na TV.
Seu deslumbramento com as possibilidades de produção e de exposição que a Globo oferece tem limites. "Se meus programas não me agradarem, não hesito em abandoná-los. Não quero sofrer como a Maria Paula, que virou bode expiatório de um péssimo programa, o "Radical Chic", e acabou ficando com a fama de ruim. Vou cuidar, e muito, da minha carreira."

Texto Anterior: Ben Jor pode ter 'Acústico' este ano
Próximo Texto: 'Doces Bárbaros' cantam na Mangueira; Globo mostra ao vivo show de aniversário; Carla Vilhena em reprise
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.