São Paulo, sábado, 15 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reunião do comando petista abre disputa entre moderados e radicais

AMÉRICO MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

A reunião do Diretório Nacional do PT neste fim-de-semana deve marcar o reinício da disputa entre os ``com voto" –os moderados– e os ``sem voto" –a ala radical petista– pelo controle do partido.
O encontro foi marcado, oficialmente, para discutir a posição do PT no segundo turno das eleições.
Os moderados, fortalecidos pela boa votação de seus candidatos proporcionais, vão tentar estabelecer um debate interno sobre as causas da derrota da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.
Alguns dos principais representantes dessa ala –entre eles, o deputado federal José Genoino e o prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro– estiveram reunidos ontem para discutir suas propostas.
Genoino nega que os ``com voto" pretendam ``acertar contas" com os radicais, mas continua defendendo a tese de que o PT deve renovar a máquina partidária.
É possível que a candidata derrotada do partido ao Senado por São Paulo, Luiza Erundina, compareça à reunião. Ela pretende trabalhar pelas mudanças na máquina partidária, que considera responsável por sua derrota.
O presidente municipal do PT em São Paulo, Cândido Vacarezza, representante da esquerda partidária, não acredita que a disputa tenha grandes proporções. Ele acha que a posição dos moderados se enfraqueceu porque a esquerda elegeu três deputados federais.
Lula, o principal líder do PT, não pretende estimular essa disputa. Ele deve continuar mantendo a posição de não tentar achar culpados por sua derrota dentro do PT.

Texto Anterior: Tucanos pressionam Maluf a se manter neutro
Próximo Texto: Fraude afeta legitimidade, diz procurador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.