São Paulo, domingo, 16 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dieese concorda apenas em parte com avaliação

JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Sergio Mendonça, diretor-técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Sócio-Econômicos), diz que concorda em parte com a avaliação do estudo da A C Pastore & Associados de que o ganho de produtividade da indústria está superdimensionado.
``Muitas estruturas montadas a partir da folha devem ser repensadas. Mas é ilusório imaginar que a Previdência ou o Fundo de Garantia possam ter outra base. No mundo inteiro é assim", afirma Mendonça.
Para o técnico do Dieese, as reestruturações do mercado de trabalho ocorridas, especialmente a partir de 1990, não podem ser explicadas só pelas mudanças ocorridas na Constituição.
O governo do ex-presidente Collor promoveu a maior recessão da história do país, promoveu a abertura econômica e, no mundo inteiro, novos métodos de gestão de trabalho poupam mão-de-obra industrial.
``No primeiro mundo isto também está ocorrendo e nada tem a ver com a Constituição de 1988. Ela pode ter sido mais um fator, mas não foi o único", afirma Mendonça.
O diretor do Dieese diz ainda que concorda com a avaliação de que o ganho de produtividade não deve ser calculado pela evolução da produção versus a evolução do emprego industrial, mas pelo valor adicionado.
Ele acha, no entanto, que esta forma de cálculo é ``uma aproximação valiosa e que, nos últimos três anos, o ganho é de mais de 35%".
O mais importante, afirma, é que o ganho de produtividade não está sendo repassado aos salários e está sendo produzido à custa de empregos.

Texto Anterior: Ganhos de produtividade são superdimensionados, diz estudo
Próximo Texto: Previdência perde receita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.