São Paulo, domingo, 16 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnico conquista confiança do time

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

A indicação de Bernardinho para técnico da seleção feminina de vôlei encerrou uma crise que estourou depois da Olimpíada de Barcelona-92.
Irritada com o então treinador Wadson Lima, a atacante Ana Moser abandonou a equipe. Ela só voltou com a ascensão de Bernardinho.
A história sobre a tensão nos bastidores começa com a morte do técnico Inaldo Manta. Ele treinou a seleção entre 1989 e 1991, quando se suicidou em sua casa, em São Paulo.
Manta era adorado pelas jogadoras. Formava com elas quase uma co-gestão. O técnico costuma só tomar suas decisões depois de ouvir o grupo.
O treinador não se preocupava com a vida delas fora do vôlei. Aceitava a personalidade forte de Ana Moser, a capitã da equipe. Ela dava sugestões, ele a ouvia muito.
Manta foi sucedido pelo mineiro Wadson Lima. Com a mudança, o desempenho da seleção cresceu. Wadson aliava a formação de estrategista a um estilo discreto, disciplinador.
Sob seu comando, a equipe chegou pela primeira vez em sua história a uma semifinal do torneio olímpico, um feito excepcional para o vôlei brasileiro.
Perdeu para a CEI e, na disputa da medalha de bronze, ficou desmotivada e foi batida pelas norte-americanas.
Então, Ana Moser rompeu com Wadson. Jogadoras como a atacante Márcia Fu também reclamaram. No ano passado, o Brasil perdeu o Campeonato Sul-Americano e o treinador caiu.
Bernardinho combina a experiência de ex-jogador e técnico, unida a uma capacidade de psicanalista para entender as atletas e administrar vaidades.
Como atleta, foi medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles, em 1984. Foi casado por dez anos com uma das melhores jogadoras que o país já teve, Vera Mossa.
Hoje, quem perguntar às atletas o que acham do técnico, vai ouvir respostas parecidas com a de Márcia Fu. ``Bernardinho é o máximo."
(MM)

Texto Anterior: Equipe custou a aceitar o método
Próximo Texto: Bernardinho prepara time para cobranças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.