São Paulo, domingo, 16 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Que planetas são visíveis a olho nu?

Mariana Albuquerque, 16, estudante, Salto, SP
Roberto Boczko, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, responde:
"São cinco os planetas visíveis a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno."
"Mercúrio é visível bem perto do Sol, um pouco depois do ocaso ou um pouco antes do nascer do Sol. Como é relativamente pouco brilhante, costuma ser pouco notado. Durante o mês de novembro de 1994, ele será visível antes do amanhecer, perto de onde o Sol nasce."
"Vênus também só é visível depois do ocaso ou antes do nascer do Sol. Pelo seu magnífico brilho, costuma ser chamado de estrela-d'alva ou estrela vespertina. Em 1994 Vênus pode ser observado ao anoitecer até meados de outubro. Depois de meados de novembro poderá ser visto ao amanhecer. É fácil reconhecê-lo, pois será o objeto mais brilhante perto do ponto onde o Sol se põe ou nasce."
"Marte aparece como um pequeno ponto avermelhado na constelação de Câncer, visível depois da meia-noite."
"Júpiter é um astro de aparência bem brilhante e azulada, visível na constelação de Escorpião, a partir de novembro, antes do amanhecer."
"Saturno tem um brilho relativamente fraco. Em 1994 é visível durante o anoitecer, na constelação de Aquário."
"Duas observações: algumas poucas pessoas conseguem ver Urano a olho nu. São exceções. E existe um outro planeta visível a olho nu –bastando olhar para o chão: a Terra."

Correspondência para a seção ``Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Empresas conduzem pesquisa contra câncer e gangrena gasosa
Próximo Texto: O naturalismo que criou o Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.