São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Votos do partido migram para Norte/Nordeste

MAURICIO PULS
DA REDAÇÃO

As bases do PMDB estão migrando das regiões mais urbanizadas e industrializadas para as áreas rurais. Na eleição deste ano, pela primeira vez, o número de deputados federais que o partido elegeu no Norte, Nordeste e Centro-Oeste (58) supera o número de eleitos pelo Sudeste e Sul (49).
A região Sudeste, que em 1966 elegeu 50% da bancada federal (66 deputados), hoje só terá 29,9% (32 deputados). O PMDB também perdeu o último governo estadual que controlava no Sudeste (São Paulo). Em compensação, já elegeu três governadores, dois no Nordeste e um no Centro-Oeste.
A transferência das bases eleitorais também se processa no interior de cada Estado: o partido vem perdendo eleitores nas capitais e ganhando adeptos no interior.
O ponto de inflexão ocorreu em 1985, quando o PMDB elegeu prefeitos em 19 capitais, mas perdeu precisamente em São Paulo e Rio –até então seus redutos. Nas eleições seguintes, em 1988, o partido só venceu em quatro capitais (nenhuma no Sudeste), mas conquistou o maior número de prefeituras no interior (1.586).
A interiorização do partido se intensificou após a reforma partidária de 1979. Extinto o bipartidarismo, o PMDB deixou de ser o único partido de oposição e passou a perder o eleitorado (oposicionista) das capitais e regiões metropolitanas para o PT e PDT.
A partir de 1983, o PMDB passou a controlar nove governos estaduais e, após 1985, o próprio governo federal. Perdeu então parte dos seus eleitores tradicionais para os partidos mais à esquerda, enquanto conquistava simpatizantes dos partidos conservadores.
Com a transformação do partido, suas lideranças também mudaram. Hoje, grande parte dos líderes regionais do partido tem seus redutos no interior.

Texto Anterior: Partido busca novos líderes
Próximo Texto: Húngaro alerta sobre ``insensibilidade social"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.