São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar telefona para negar ``desconvite"

DO ENVIADO ESPECIAL A BUDAPESTE

O presidente Itamar Franco telefonou sábado para seu sucessor, Fernando Henrique Cardoso, para dizer que não o ``desconvidou" para ir à Cúpula das Américas, convocada pelo presidente norte-americano Bill Clinton para dezembro, em Miami.
Itamar alcançou FHC no Hotel Hilton de Budapest e leu, pelo telefone, nota oficial distribuída mais tarde pelo Planalto, na qual afirma que a participação de FHC dependerá, tal como combinado, da ``avaliação política de ambos".
O presidente eleito havia dado idêntica informação aos jornalistas no próprio sábado pela manhã, horas antes do telefonema.
Na nota, Itamar afirma: ``Nenhuma intriga abalará a sólida amizade que nos une".
O suposto ``desconvite" surgiu em consequência de telefonema de Clinton a FHC, que então estava em Moscou, para discutir o início do diálogo entre as duas administrações, o que teria irritado o presidente atual.
A nota foi entendida como uma tentativa de encerrar de vez o mal-entendido, até porque FHC demonstra o maior empenho em não magoar o presidente e, principalmente, em não assumir prematuramente responsabilidades por decisões do governo.
Segundo a nota, as declarações de Itamar feitas em São Paulo na semana passada sobre a ``interferência de Estados estrangeiros no processo de transição" tiveram o objetivo de resguardar a ``soberania" nacional.

Texto Anterior: FHC espera 2º turno para definir ministério
Próximo Texto: FHC `pede' coluna de volta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.