São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Só não afia língua de político derrotado...
MARCELO CHERTO ; MARCUS RIZZO MARCELO CHERTO E MARCUS RIZZONa linha de que tudo é franqueável, nos EUA surgiu a Blade Runner, uma rede de amoladores de lâminas a domicílio. No fundo, nada mais do que uma evolução daqueles afiadores de facas e tesouras que andam pelas ruas de muitas cidades brasileiras, com um esmeril às costas e uma gaitinha de plástico para avisar a distinta clientela de que já chegaram. No caso da Blade Runner, a coisa é um nadinha mais sofisticada. Tudo começa com a máquina Sharpline que aparece na foto acima e que é instalada numa ``van" (veículo do tipo Besta ou Renault Traffic) que o franqueado dirige até a residência ou empresa do cliente. O diabo da máquina permite afiar desde um canivete de escoteiro até uma lâmina de guilhotina de gráfica, passando por serrotes, tesouras de cabeleireiros, machados e o escambau. Só não afia língua de sogra brava e de político derrotado. Mas, cá entre nós... e precisa? Para mais informações, sugerimos enviar um fax para (00-1-410) 974-6027. Shell Enquanto aqui no Brasil alguns de seus executivos mais antigos ainda pretendem ``tapar o sol com a peneira", a subsidiária australiana da Shell já soltou a franga e caiu de boca no franchising. Até mesmo em anúncios publicados em revistas especializadas de lá, a empresa assume aquilo que quem entende mesmo de franchising já está careca de saber: que postos de gasolina são franquias. Aliás, no caso da Shell australiana, como dizem esses mesmos anúncios, ``franquias multifacetadas", já que não se limitam apenas ao posto propriamente dito, mas quase sempre a uma combinação deste com uma loja de conveniência (Circle K), um mini-centro automotivo (o Auto Care) e mais algumas baladas. Em nossas últimas idas à Argentina, pudemos testemunha a parceria que lá já se formou entre a Shell, a Circle K e o McDonald's local. Num posto próximo à Casa Rosada, há, sob um único teto, uma unidade de cada. Feira Quem se interessa por franchising não pode perder: acontece nesta 5ª feira, dia 27, as 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi de São Paulo, o coquetel de lançamento e noite de autógrafos do livro ``Franchising na Prática", organizado pelos autores desta coluna, com textos de Peter Rodenbeck (Presidente do McDonald's), Salim Mattar (Presidente da Localiza), Lindolfo Martin (Presidente da Multicoisas), Eliane Bernardino (Vice-Presidente da Mister Pizza) e Michelle Bosco (franqueado da Água de Cheiro). Todos doaram seus direitos autorais em benefício do Hospital de Reabilitação da USP, o famoso Centrinho de Bauru, que faz um belo trabalho na recuperação de defeitos da face. MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO são diretores da Cherto & Rizzo Franchising e do Instituto Franchising, professores da FGV e da Franchising University e autores de diversos livros sobre franchising. Texto Anterior: A empresa familiar no final dos anos 90 Próximo Texto: Economia, xadrez e mentira Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |