São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indicação de Durante gera racha no Sebrae

SILVANA QUAGLIO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A possibilidade de o secretário-geral da Presidência da República, Mauro Durante, se tornar diretor-presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) provocou um racha na instituição.
A crise da sucessão foi deflagrada porque o presidente da CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil), Guilherme Afif Domingos, teria costurado um acordo com o governo, prometendo trabalhar o nome de Mauro Durante para ser o diretor-presidente da instituição.
Em troca, Afif contaria com os cinco votos do governo para garantir sua eleição para a presidência do conselho deliberativo.
Ele conseguiria uma maioria apertada computando ainda seu próprio voto e mais um, possivelmente da Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento.
Os representantes do setor industrial no Sebrae discordam da indicação de um nome do governo para o cargo de diretor-presidente. Eles querem a manutenção de João Augusto Brito no cargo.
O diretor-presidente é nomeado pelo conselho deliberativo, cuja presidência para os próximos dois anos será definida hoje. Apesar de o conselho traçar as políticas da instituição, é grande o poder do diretor-presidente, que deve executá-las.
O presidente do conselho é eleito pelos 13 membros que o compõem, sendo que oito representam instituições do setor privado e cinco representam órgãos do governo ligados às áreas de indústria, ciência e tecnologia e financeira.
Brito é oficial reformado da Marinha, com formação em engenharia e economia. Entre outros cargos públicos, ele foi secretário da Indústria e Comércio do Estado do Rio de Janeiro na gestão Moreira Franco.

Texto Anterior: Processo por sonegação sobe para o Supremo
Próximo Texto: Advogado acusa indicado para vaga no TST
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.