São Paulo, domingo, 30 de outubro de 1994
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Qualidade duplica receita da Serasa

RODNEY VERGILI
DA REDAÇÃO

A Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos S/A), maior banco de informações econômico-financeiras da América Latina, é exemplo dos resultados que podem ser alcançados com o processo de qualidade.
Os acionistas da empresa são 87 instituições financeiras. Criada por bancos em 1968, seu objetivo é centralizar informações econômico-financeiras de apoio a decisões de crédito.
O processo de qualidade implantado a partir de junho de 1991 permitiu reduzir o custo dos serviços para os clientes, aumentar a receita da Serasa e elevar os salários mantendo o mesmo número de funcionários.
A empresa possui dados sobre todas as empresas legalmente constituídas no Brasil (7,5 milhões), entre as quais 3,5 milhões em atividade e sobre todas as pessoas com alguma atividade econômica.
Em entrevista à Folha, o presidente da Serasa, Elcio Anibal de Lucca, conta passos do processo de qualidade, que permitiu aumentar a satisfação dos clientes com serviços, ao mesmo tempo que se obteve o benefício quantitativo de redução no preço médio da Consulta à Central de Restrições de US$ 1,46 em 89 para US$ 0,92 ao final de 93.

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