São Paulo, domingo, 30 de outubro de 1994
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Liquid Carbonic investe US$ 400 mil em treinamento

DA REPORTAGEM LOCAL

O programa de qualidade total iniciado em 91 mudou o perfil da Liquid Carbonic Indústrias S/A, maior fabricante e distribuidor de gás carbônico do país.
A empresa investiu mais de US$ 400 mil apenas na promoção de cursos e treinamento dos funcionários para implantar o sistema. Resultado: já economizou US$ 1 milhão (duas vezes e meia o investimento) como resultado do novo sistema.
Segundo José Caldas Lopes, gerente de qualidade da Liquid Carbonic, ``hoje a competição é global, pois não existem mais fronteiras comerciais. Isso empurra a nossa qualidade para cima."
Em palestra realizada na Folha para a série ``A busca da qualidade total", Caldas mostrou as diversas etapas para a adaptação da empresa ao novo programa.
Para ele, a implantação de uma mudança depende, em grande parte, do prestígio e competência do agente/grupo de mudança, do apoio das autoridades e de receptividade das pessoas, mas também depende da estratégia do grupo que a implanta.
No caso da Liquid, o comando da empresa sempre esteve à frente de todo o processo de mudança. ``Se o número um da empresa não estiver interesado no programa, nem comece, desista."
Depois das mudanças o grupo Liquid dobrou o faturamento, que superou US$ 100 milhões, e passou de duas para oito empresas. No total são 16 fábricas e 19 filiais na área de gases e mais três fábricas na área química que dão emprego a 1.300 funcionários.
A voz do cliente
Após a implantação do programa –antes, a empresa ``ouviu a voz do cliente"– foram tomadas uma série de medidas corretivas para atender e superar as expectativas dos consumidores. Isso envolveu deste o sistema de cobrança até a entrega dos produtos.
Caldas diz que uma empresa deve ``adorar quando o cliente reclama, pois isso serve de parâmetro; quando ele não reclama você não tem como avaliá-lo". Ele afirma que 96% dos clientes não reclamam, mas simplesmente ``desaparecem".
Um programa de qualidade implantado corretamente produz resultados positivos para todos, diz Caldas. Os efeitos internos são, entre outros, maior produtividade, menor custo e maior lucro.
No plano externo obtém-se melhor qualidade do produto, maior participação no mercado e preço melhor na venda. Com qualidade seus custos caem por causa do menor trabalho, menos erros, menos demora, menos dificuldades e melhor uso de equipamentos e materiais.
``Não existem problemas, existem oportunidades; não existem obstáculos; existem oportunidades", conclui Caldas.

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