São Paulo, domingo, 30 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caderneta supera fundos e perde apenas para taxa mais alta do CDB

GABRIEL J. DE CARVALHO
DA REDAÇÃO

A poupança vai bater este mês os fundos de investimento. Só perderá do CDB de grande investidor.
Projeções mostram que, entre os fundos para pessoas físicas, a melhor rentabilidade média é a dos fundos de renda fixa DI: 3,40%.
A poupança, isenta de impostos diretos, deu 3,0678%. Acontece que, nos fundos, há tributação no resgate e os 3,40% do fundo DI caem para 2,95% líquidos.
Os fundos de commodities ficarão com 3,34% brutos e 2,98% líquidos em outubro. Os de renda fixa tradicionais devem dar 3,10% e 2,75%, respectivamente.
O CDB permitirá rentabilidade bruta de 3,68% e líquida de 3,14%, porém considerando a taxa mais alta do mercado.
Para se fazer a comparação com a poupança do dia 1º, que teve 31 dias corridos e 19 úteis, os cálculos expurgaram um dia útil do CDB vendido em 4 de outubro.
No caso dos fundos de renda fixa, considerou-se a rentabilidade mensal e não a de 28 dias.
A maioria dos fundos escapou do novo IOF porque o ganho tributável superou 1,2%. O IOF é disparado quando a diferença sobre a Ufir fica abaixo deste percentual em prazo acima de 30 dias.
Quanto a ganhos e perdas em relação à inflação, depende do índice. Poupança, commodities e renda fixa DI ganham apertado do IGP-M de 1,82%. Se a Fipe fechar em 3,5% e este for o parâmetro, os juros terão sido negativos.

Texto Anterior: Liquid Carbonic investe US$ 400 mil em treinamento
Próximo Texto: Câmbio ficará estável até final do ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.