São Paulo, domingo, 30 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ABCD tem queda nas vendas de novos

PABLO PEREIRA
DA REDAÇÃO

O mercado de apartamentos novos no ABCD registra em setembro o menor índice médio de vendas dos últimos três meses, com uma velocidade de vendas de 7,7% –uma queda de quase 20 pontos percentuais em relação a agosto (27,2%). Julho teve 8%. São Paulo teve índice de 11,7% em setembro.
Os dados são de estudo do mercado de apartamentos novos na região e no litoral, feito mensalmente pelo Datafolha (veja ao lado).
Segundo o estudo, Santo André liderou os negócios no ABCD com 19,7% de velocidade média de vendas (imóveis vendidos a cada cem oferecidos). São Caetano teve 82 unidades ofertadas, mas nenhuma vendida.
Litoral
No litoral, o movimento geral de vendas de apartamentos novos manteve a mesma média fraca do mês anterior (3,8%).
Esse resultado aponta para uma inversão do comportamento do mercado em agosto, quando as praias do sul tiveram vendas igual a zero e o litoral norte sustentou o movimento da região.
Em setembro, somente Peruíbe não teve vendas. A idade média das unidades novas à venda na cidade é de 7 anos e 10 meses, que pode ser considerada alta.
No litoral norte, que teve apenas 1,4% de velocidade de vendas, as cidades de Ubatuba e Caraguatatuba também não registraram negócios no mês.
A região, no entanto, tem –na Riviera de São Lourenço– a menor idade média (13 meses) de todo o litoral.(Pablo Pereira)

O balanço é um estudo do mercado de imóveis novos no ABCD e litoral, baseado no Roteiro de Imóveis e em informações sobre as vendas realizadas no mês de setembro, coletadas até o dia 17/10/94, junto a participantes do roteiro. Esse estudo é uma realização do Datafolha, sob a direção dos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistente de planejamento e análise a estatística Karla Mendes. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo de Marlene Peret.

Texto Anterior: Os aluguéis atacam novamente
Próximo Texto: Construtora vai atrás de clientes no Japão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.