São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maluf visita FHC e anuncia apoio a Covas

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito de São Paulo, Paulo Maluf (PPR), comunicou ontem ao presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso, que o seu partido vai apoiar a candidatura do tucano Mário Covas ao governo de São Paulo.
Maluf se reuniu durante duas horas com FHC no apartamento do presidente eleito, em São Paulo. Ao sair, disse que está disposto a ``subir no palanque de Covas" no segundo turno da eleição paulista.
Para ele, ``São Paulo precisa de um governador alinhado com o novo presidente da República".
Maluf disse que Covas é ``mais experiente, mais competente e tem mais equilíbrio emocional" que o outro candidato ao segundo turno paulista, Francisco Rossi (PDT).
A chegada de Maluf atraiu algumas pessoas para a entrada do prédio em que mora FHC. Quatro mulheres esperaram durante uma hora a chegada do prefeito. Maria Luiza Romadeli carregava um cão bassê, chamado Kika.
Passando pelo grupo, em frente aos fotógrafos, Maluf não perdeu a oportunidade. Acariciou o cão e lembrou ter ganho um bassê da mãe quando tinha oito anos.
Afirmou que o PPR será ``independente" em relação ao governo FHC, mas antecipou que o partido apoiará o governo na revisão constitucional.
Sobrevivência
O apoio de Maluf a Covas é visto pelos assessores mais próximos do prefeito como uma alternativa de sobrevivência política.
O argumento é simples: o eleitorado de Rossi tem o mesmo perfil que o de Maluf e uma eventual vitória do candidato do PDT a curtíssimo prazo inviabilizaria a base eleitoral do prefeito.
Covas considera ``bem-vindo" o apoio. Anteontem, afirmou que o prefeito terá lugar no seu ``palanque" –uma frase de efeito, já que não estão previstos comícios do tucano no segundo turno.
O apoio anunciado ontem desagrada o PT, outro aliado de Covas. Nos últimos dias, líderes petistas se manifestaram contrários à aproximação entre Covas e Maluf. A ex-prefeita Luiza Erundiana chegou a chamar o PPR de ``partido fascista".
`Amizade'
FHC não comentou o encontro com Maluf, mas seu assessor de imprensa, Augusto Fonseca, disse que o presidente eleito e o prefeito ``têm uma relação de muita amizade e respeito", considerando natural o encontro dos dois.
Além do encontro com Maluf, solicitado pelo prefeito, a agenda de Fernando Henrique no final de semana se concentrou em encontros com assessores e integrantes da equipe econômica.
O presidente eleito planejava visitar ontem o Masp (Museu de Arte de São Paulo), mas acabou mudando de idéia e passando a tarde em reuniões com a assessoria.
Almoço
Hoje, Fernando Henrique almoça em São Paulo com os seis candidatos do PSDB que disputam o segundo turno.
Além de Covas, participam Marcello Alencar (RJ), Eduardo Azeredo (MG), Albano Franco (SE), Getúlio Cruz (RR) e Almir Gabriel (PA).

Texto Anterior: Tucano mantém tradição
Próximo Texto: Para leitores, educação é o principal problema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.