São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 1994
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Prefeitura libera trânsito no centro velho

ANDRÉ MUGGIATI
DA REPORTAGEM LOCAL

O centro velho de São Paulo volta a receber carros particulares a partir de hoje.
Está liberado o trânsito de veículos na rua Xavier de Toledo, no viaduto do Chá (no sentido da rua Líbero Badaró), por trechos das ruas 7 de abril e Wenceslau Brás e por quase toda a rua Boa Vista.
O tráfego por estas ruas era apenas de ônibus e táxis, desde 76.
A iniciativa foi da Prefeitura e da Fundação Viva o Centro. O objetivo é criar melhores condições de acesso para estas áreas, onde há grande número de empresas, bancos e escritórios de advocacia.
Desde os anos 70, elas têm migrado em direção às avenidas Paulista, Faria Lima, Marginal Pinheiros e Luís Carlos Berrini.
Segundo a fundação, não é só a dificuldade de acesso que provoca o êxodo de empresas do centro.
A falta de ar-condicionado central e dificuldades estruturais para a implantação de sistemas de informática nos edifícios também contribuem.
A CET ainda não sabe qual o impacto causado pela alteração.
``Apenas aumentamos o acesso a áreas do centro. Não estamos esperando grande volume de trânsito".
O maior risco é para a segurança dos pedestres. Algumas medidas foram tomadas.
A velocidade máxima permitida será de 30 quilômetros por hora, a largura da pista será estreitada nas travessias e serão instaladas faixas de pano alertando os motoristas.
Para Roberto Scaringela, diretor do Instituto Nacional de Segurança no Trânsito, a liberação do tráfego nestes locais é a legalização de uma realidade já existente. ``Os carros particulares já entram nestas vias, avançando os limites".
Para Nanci Schneider, o centro da cidade se transformou, de 76 até hoje.
``Em 76, o sistema viário estava sobrecarregado, devido ao trânsito de passagem. Hoje ele está ocioso", afirma.
Para ela, o centro da cidade ainda tem a melhor infra-estrutura de oferta de serviços básicos, como linhas telefônicas, água, esgoto, iluminação, calçamento e asfaltamento.
LEIA MAIS
Sobre a liberação das ruas do centro na página Especial-2.

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