São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

``Grupo de Juiz de Fora" vai decidir ação

EVANDRO EBOLI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM JUIZ DE FORA

Um novo ``grupo de Juiz de Fora" está se formando. Desta vez, para definir a decretação ou não do estado de Defesa no Rio.
Integram essa turma o presidente Itamar Franco, o governador do Rio, Nilo Batista, os deputados federais de Minas Gerais Tarcísio Delgado (PMDB) e Edmar Moreira (PP) e membros do Conselho da República.
Itamar se reúne hoje com Nilo Batista em Brasília. Eles foram contemporâneos de escola em Juiz de Fora, estudaram no Colégio Granbery e jogaram basquete juntos na década de 40.
O governador do Rio fez parte da companhia Teatro Experimental de Comédia, nos anos 60.
O deputado Edmar Moreira, amigo de Itamar, deverá ser o relator do parecer do Conselho da República ao presidente.
Ele disse que é favorável à decretação do Estado de Defesa no Rio.
Ex-delegado e capitão da PM, Moreira controlou os postos de gasolina logo que eclodiu o movimento militar de 64.
Nos primeiros dias do movimento, que teve seu início em Juiz de Fora, somente veículos militares podiam ser abastecidos.
O quarto juizforano do grupo, o deputado Tarcísio Delgado, é o maior desafeto de Itamar. Terá um papel importante caso a Presidência decida pela decretação do Estado de Defesa.
Delgado é líder do PMDB na Câmara, partido com maior bancada, e a vigência do Estado de Defesa depende de aprovação do Congresso Nacional por maioria absoluta. A tendência é de que os parlamentares apóiem a intervenção.

Texto Anterior: Bando invade hospital no Rio e resgata acusado de assalto
Próximo Texto: Itamar e OAB do Rio discutem ação armada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.