São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar e OAB do Rio discutem ação armada

DA SUCURSAL DO RIO

Antes da reunião com o governador carioca Nilo Batista, o presidente Itamar Franco deverá receber no Palácio do Planalto, às 11h30 de hoje, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Rio, Sérgio Zveiter.
Zveiter, adversário de Batista na disputa pelo controle da OAB, pediu a audiência para defender a viabilidade jurídica da decretação do estado de defesa no Rio.
Previsto no artigo 136 da Constituição, o estado de defesa é um mecanismo de intervenção do governo federal ``em locais restritos e determinados".
Pode ser adotado para restabelecer ``a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional" ou por calamidades na natureza.
Até as 18h de ontem Zveiter não havia recebido uma confirmação oficial da Presidência da República sobre o encontro.
Batista e Zveiter vão se enfrentar em 29 de novembro, cada um com um candidato, nas eleições para a diretoria carioca da OAB.
Segundo Zveiter, na reunião extraordinária da última quinta-feira, na qual foi aprovada por unanimidade a recomendação do estado de defesa, o Conselho da OAB/RJ não discutiu a conveniência política da adoção da medida, apenas a viabilidade jurídica.
``Vamos dizer ao presidente que ele conta com essa alternativa, que não pode ser contestada por nenhum constitucionalista", afirmou.
``Quando discutimos o estado de defesa, o governador não admitia a atuação federal. Ele só passou a aceitar o fato quando convidado pelo presidente Itamar", afirmou Zveiter.

Texto Anterior: ``Grupo de Juiz de Fora" vai decidir ação
Próximo Texto: Megaeventos reúnem 85 mil no domingo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.