São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil participa de coletânea em homenagem a Frank Zappa

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os fãs de Frank Zappa vão ter uma boa surpresa em janeiro. O lançamento de um CD com uma coletânea de músicas de Zappa interpretadas por bandas cover dos Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Inglaterra, Holanda, Itália, Suécia e Brasil (com a banda The Central Scrutinizer).
A banda brasileira nasceu em 1990 para fazer uma homenagem a Zappa. ``Era um cara que sempre apostou no que acreditava. Lutava contra a bestialidade das pessoas e sempre mostrou isso de uma forma bizarra", conta Mano Bap, 29, vocalista da The Central Scrutinizer.
Segundo Mano, o próprio Zappa chegou a ouvir o trabalho da banda e gostou. ``Mandamos uma fita de vídeo para o endereço da gravadora e acabou parando na mão dele".
The Band from Utopia, banda que tocou com Zappa, faz parte da coletânea e também lança um CD gravado ao vivo na turnê que fez em 43 cidades européias com a participação de Ike Willis, vocalista que trabalhou com Zappa.
Para Mano Bap, participar deste CD ``é uma grande honra. Estamos tocando ao lado da banda que tocava com Zappa".
A The Central Scrutinizer está tentando trazer Willis para uma série de shows no Brasil no ano que vem.
Estão previstos ainda lançamentos de CDs solo de Ike Willis e de músicos como Ed Mann, percussionista, e Arthur Barrow, baixista, que acompanharam Zappa.
O produtor de todos esses lançamentos é o alemão Reinhard Preuss da Muffin Records. Reinhard é também o responsável pelo Zappa's Day, do festival de jazz que acontece anualmente em Stuttgart, na Alemanha.
O cantor, compositor, arranjador e guitarrista Frank Zappa morreu em 4 de dezembro do ano passado, de câncer na próstata.
Tinha 52 anos e lançou 57 discos somente nos Estados Unidos. Sem contar os inúmeros piratas disponíveis no mercado.
Seu primeiro trabalho foi o álbum duplo ``Freak Out", que saiu em 1966. Zappa foi o primeiro roqueiro a lançar um disco duplo.
Apesar de sua ligação com o rock, Zappa tem um repertório amplo passando pelo jazz e pela música erudita.

Texto Anterior: Como voltar aos 17 sem querer ouvir R.E.M.
Próximo Texto: REBELIÃO NO SURF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.