São Paulo, quarta-feira, 2 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha volta a participar este ano da campanha pelo Natal sem fome

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha estará participando novamente, no Natal deste ano, da mobilização da população e na organização dos mecanismos de coleta e distribuição de alimentos para as famílias carentes.
A exemplo do que ocorreu em dezembro de 1993, as iniciativas ocorrerão no quadro da Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, movimento liderado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
Projeto em estudo na Empresa Folha da Manhã S/A, que edita a Folha, prevê como alternativa operacional a coleta de alimentos por meio de embalagens encartadas no jornal.
Poderão ser sacos plásticos ou de papel, que virão com os exemplares vendidos nas bancas ou distribuídos aos assinantes.
O leitor colocaria nesses sacos mantimentos não-perecíveis e os entregaria em pontos de coleta a serem previamente divulgados.
Trata-se da mesma idéia colocada em prática, no Natal do ano passado, pelo jornal norte-americano "The Washington Post".
Os produtos doados por seus leitores foram coletados em postos instalados por uma rede de supermercados e distribuídos às famílias de mais baixa renda da região metropolitana de Washington.
Independentemente dos detalhes práticos, a Folha pretende promover um grande esforço publicitário para estimular doações.
Estará, com isso, repetindo em maior escala a primeira campanha desencadeada em 1993, que permitiu o recolhimento e a doação de 265,4 toneladas de alimentos.
Naquele Natal, o jornal atuou em duas frentes. Na primeira delas, reverteu à campanha de Herbert de Souza o dinheiro arrecadado com a venda avulsa, na Grande São Paulo, de sua edição de 25 de dezembro.
Na segunda frente, tomou a iniciativa de colher contribuições em dinheiro e mantimentos de grupos privados.
Participaram do projeto o grupo Safra, a indústria de aparelhos eletrônicos CEE e a Arisco.
Os mantimentos assim coletados foram utilizados para completar pouco mais de 23 mil cestas básicas, que permitiram alimentar em torno de 100 mil pessoas por um período de dez dias.

Texto Anterior: Equipe estuda revisão do arrocho ao crédito
Próximo Texto: País inteiro poderá ver eclipse do Sol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.