São Paulo, quarta-feira, 2 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que é o sistema

MARIJÔ ZILVETI
DA ENVIADA ESPECIAL

Realidade virtual é o sistema que permite criar no computador a ilusão de um ambiente em três dimensões onde o usuário pode interagir em tempo real.
Essa é a definição do físico norte-americano Charles Ostman para a tecnologia, que deve juntar-se à multimídia para aproximar mais o homem da informática.
Para o arquiteto Bill Wiseman, realidade virtual é uma forma de conservar o passado, usando ferramentas com as quais o homem pode reconstituir um mundo em três dimensões e participar dele de forma interativa.
O diretor de design industrial da fábrica de carros franceses Renault, Bruno Sandin, acredita que a realidade virtual dispensa a interação do homem. Prova disso é o uso dessa tecnologia pela Renault.
Com programas de 3D, como o "Explorer" e o "Alias", a empresa conseguiu reduzir o tempo de projeção de um automóvel de seis meses para um mês. "Realidade virtual é a realidade brutal para a indústria e o que a Renault faz é aplicação prática há mais de dez anos", opina o executivo.
A doutora em educação e mestre em desenho gráfico Rejane Spitz diz que realidade virtual não é apenas mostrar as "maravilhas que pode oferecer ao homem em um microcomputador a salas fechadas". Para ela, "em países como o Brasil, que convive com tecnologia de ponta ao lado de 30 milhões de brasileiros passando fome, a realidade virtual precisa adotar outros conceitos".

Texto Anterior: Realidade virtual reconstrói forte egípcio
Próximo Texto: Brasileiro critica interatividade em Mac
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.