São Paulo, quinta-feira, 3 de novembro de 1994
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Supermercados negociam para ter cesta básica por menor preço

FRANCISCA RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

Negociar exaustivamente com fornecedores, importar produtos que estejam com preços elevados no mercado brasileiro e ter fornecedores alternativos. Estas são algumas das estratégias de algumas redes de supermercados para conseguir vender os produtos da cesta básica a preços mais baixos do que o custo médio.
Na última terça-feira, a pesquisa diária da cesta básica do Procon/Dieese apontou o supermercado Extra como o que vende os produtos da cesta mais baratos. O preço da cesta no Extra ficou em R$ 90,87, contra o custo médio de R$ 108,25 registrado pelo Procon.
Marcos Escudeiro, diretor-executivo do Grupo Pão de Açúcar, divisão Extra, diz que a estratégia é vender o mais barato para vender mais. "Nossa idéia é ganhar no volume e não na margem", diz.
Para conseguir êxito, o Extra negocia muito com o fornecedor, importa produtos, como carne, e lança marcas próprias com preços mais baixos que os similares.
"Pesquisar fornecedores e fazer marcação e pressão é o nosso lema", diz Escudeiro. "Tentamos ser os últimos a repassar os aumentos quando é necessário."
O Extra tem duas lojas em São Paulo e deve inaugurar outra em dezembro na zona sul da capital.
O Cândia, com duas lojas em São Paulo, é outro supermercado que consegue vender os produtos da cesta a preços mais baixos que a média. Na última terça-feira, o custo foi de R$ 96,03.
O diretor de marketing, Flávio Escobar, diz que o segredo é a negociação exaustiva com os fornecedores. "Discutimos com eles o preço que o consumidor pode pagar e não o que ele quer cobrar."
Escobar diz que como o supermercado é automatizado, ganha vantagem na negociação, pois conhece performance e preço dos produtos. Muitas vezes, diz, preferimos pagar à vista e antecipado.

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