São Paulo, sábado, 5 de novembro de 1994
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Multa para quem não usar cinto só será aplicada dia 16

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir do dia 16 deste mês os "amarelinhos" de São Paulo vão começar a multar quem não usar cinto de segurança ou transportar crianças com menos de 10 anos no banco dianteiro.
A lei municipal, de autoria do vereador Murillo Antunes Alves (PMDB), 75, foi sancionada ontem pelo prefeito Paulo Maluf.
A multa para quem desobedecer a lei será de 5 UFM (unidades Fiscais do Município), o equivalente a R$ 151,35. A lei vale também para táxis.
Até o dia 16, segundo Gilberto Lehfeld, presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a prefeitura vai definir como serão feitas as autuações.
"Não é fácil provar que a criança que está no banco da frente tem 9 anos ou 12 anos sem parar o carro. Mas, às vezes, parar o carro na cidade para multar é perigoso", disse Lehfeld.
Outro procedimento que também estará em estudo é a forma de cobrança das multas. A prefeitura analisa a possibilidade de não repassar essa cobrança para o Detran, órgão estadual que se recusa a cobrar por achar a lei inconstitucional (leia texto abaixo).
Quem não gostou nada da obrigatoriedade do uso do cinto foram os taxistas. João Cândido acha "que não tem cabimento" forçar o passageiro a usar o cinto. "Eu pego 15 passageiros por dia, não vai dar para obrigá-los a colocar o cinto", disse.
Seis carros com motoristas sem cinto foram abordados pela reportagem na rua Maria Antônia (região central). Todos os motoristas disseram desconhecer a lei e, com a mesma surpresa, afirmaram que sempre usam cinto.
"Nossa, acho que você foi o primeiro que me viu sem cinto de segurança", disse a estudante de publicidade Fernanda Grimberg.
Frank Huamani, estudante de direito, explicou que só deixou de colocar o cinto por que estava "com pressa". "Sempre uso".
Um levantamento feito ontem no túnel sob o rio Pinheiros pela CET, mostrou que a utilização do cinto depois da divulgação da lei subiu para 45% naquele trecho. Antes, menos de 20% dos motoristas usavam o equipamento.
O presidente da CET afirma ainda que os acidentes na cidade cresceram 7% de janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Morreram 1.565 pessoas de janeiro a agosto deste ano. O número de mortos poderia ser a metade se todos estivessem usando cinto, acredita Lehfeld.

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