São Paulo, sábado, 5 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Moda brasileira é utopia"

OCIMAR VERSOLATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Para mim, falar em "moda brasileira" é um tanto utópico. Não é porque existem estilistas brasileiros que uma moda brasileira passa automaticamente a existir.
As pessoas precisam entender a diferença entre moda e modismo. A moda está no subconsciente de vários tipos de consumidores e é trabalho do estilista captar. Já modismo é a imposição consciente de um comportamento.
Por enquanto não tenho visto gente fazendo moda, mas muito modismo. Existem, sem dúvida, muito boas intenções –pena que moda não se faz só com elas.
É importante que os esforços continuem, porém é preciso consciência, cultura e fantasia. Não é fácil, mas tudo se resolve com talento e profissionalismo.
Já se foi o tempo em que trabalhar com amadorismo tinha o seu charme. Uma coisa que precisa ficar clara é que copiar roupas já existentes (mesmo com modificações) como "inspiração", "referência" ou até mesmo "homenagem", não se justifica. A cópia só é válida quando é melhor do que o original.
Tem gente que usa a desculpa do "eu não viajo, por isso não copio..." e o ego fica iludido e massageado. Não viaja, mas compra revista, inclusive as erradas! Isso é subestimar a inteligência dos outros. Muita gente deveria trocar boates e festas por bibliotecas.
Só existe moda se existir uma cultura de moda e isso não se adquire em 15 dias de desfiles, mas em muitos anos. Se não começar hoje, não vai acontecer nunca!

Texto Anterior: Será que existe identidade brasileira na moda?
Próximo Texto: "No Brasil não há união"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.