São Paulo, sábado, 5 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor estréia como autor teatral nos EUA

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

Além do barulho nas telas com a estréia de "Mary Shelley's Frankenstein", o irlandês Kenneth Branagh virou sensação no teatro nova-iorquino. "Public Enemy", peça de sua autoria, entrou em cartaz na última quinta-feira e arrancou aplausos entusiasmados (que nem sempre são frequentes por aqui).
"Public Enemy" é a estréia de Branagh nos EUA como autor de teatro. Nesta montagem, do diretor Nye Heron, Branagh participou dos ensaios durante o mês de agosto. O elenco foi composto de atores irlandeses e americanos.
A peça se passa em Belfast, na Irlanda, onde Branagh morou até seus nove anos. É um thriller sobre Tommy Black, um artista desempregado que se agarra ao personagem de James Cagney no filme "The Public Enemy" e acaba misturando sua própria história à do personagem. Só que, ao contrário de Cagney, Tommy fracassa.
Tommy, interpretado por Paul Ronan, vive em um cabaré de quinta categoria, onde tenta mostrar seu talento. É brilhante, mas não reconhecido.
A trama inclui a mãe de Tommy, conivente com sua situação, o irmão mais velho, que tenta emprego como operário, a namorada, uma fraca cantora de folk, o amigo garçom e o dono do cabaré.
No desespero de não ter dinheiro, Tommy rouba uma loja, mata o dono e vira presa fácil tanto do IRA (Exército Republicano Irlandês) quanto da polícia irlandesa. O enredo é narrado por um personagem onipresente, um repórter, que se envolve com a vida de Tommy na busca de uma boa história.
A montagem trata da violência de forma cinematográfica. Na cena em que o garçom, amigo de Tommy, é morto, luzes que simulam faróis de um carro cortam o palco na horizontal. Na sequência, uma rajada de metralhadora e o som do arranque do pneu.
"Public Enemy" é um thriller perfeito em sua cadência. Palmas para Branagh.

Texto Anterior: Filme respeita a narrativa do livro de Shelley
Próximo Texto: Neil Jordan explora contradição entre repressão e sexualidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.