São Paulo, sábado, 5 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um grito parado no ar

Começam a multiplicar-se os apelidos: "Tiro" Gomes é um deles, outro é "Chucky, o brinquedo assassino". O ministro da Fazenda que rapidamente substituiu uma vítima de incontinência verbal vai, também rapidamente, tornando-se ele mesmo uma nova vítima. Mas, desta vez, voluntária.
Se a política econômica não se resume a palavras ou retórica, ao mesmo tempo é óbvio que o estilo e a capacidade de comunicação das autoridades econômicas contam.
Uma forma de entender essa dimensão comunicativa da política econômica é ver a economia como um sistema movido a informação. E o maior risco dos sistemas por onde flui informação é a sua obstrução por ruídos. Quanto maior o ruído, menor a inteligibilidade do sistema. Maior, portanto, a ignorância. As declarações do ministro Ciro, em pé de guerra contra empresários, especialmente os "paulistas", apenas criam ruído. Não agregam informação ao sistema.
Outra forma de colocar em evidência a relação entre política econômica e informação é considerar não apenas os instrumentos (variáveis como juros, câmbio, tarifas, etc.), mas os processos de formação de consensos. Ou seja, quando o governo sinaliza uma orientação, não basta que no papel ou no modelo econômico-matemático os instrumentos sejam combinados de forma consistente. Como na anedota do Garrincha, depois de elaborar esquemas táticos perfeitos é preciso sempre perguntar se, afinal, os inimigos foram inteirados e concordam. No caso das medidas de política econômica, quanto maior a animosidade, menores as chances de consenso e, muito provavelmente, menor a eficácia dos instrumentos.
Finalmente, é preciso não perder de vista a dimensão de jogo da política econômica. E como em todo jogo, é necessária boa dose de transparência e estabilidade nas regras para que os participantes aceitem jogar. Sejam quais forem os instrumentos da política econômica, se violam as regras acarretam mais ruído e menos consenso.
Ciro Gomes parece estar apenas longinquamente a par dessas dimensões de informação, consenso e jogo da política econômica.

Texto Anterior: A morte do tenente
Próximo Texto: Cinto obrigatório
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.