São Paulo, quarta-feira, 23 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Norte-americano debate liberação

VICTOR AGOSTINHO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O presidente da norte-americana Police Foundation, Hubert Williams, 47, propôs ontem uma maior reflexão sobre a descriminalização e a liberação das drogas.
Ele afirmou que nos EUA está havendo uma discussão muito forte sobre a descriminalização.
Williams está no Rio participando de um seminário sobre polícia comunitária promovido pela PM.
A Police Foundation existe desde 1970, em Washington, e é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que pesquisa formas de melhorar o policiamento nas cidades.
Ex-chefe de polícia em Newark, New Jersey, Williams levantou pontos a favor e contra a descriminalização: "Os especialistas dizem que, proibindo, criamos um império ilegal. Se forem legalizadas as drogas, com certeza a violência vai acabar e o uso continuar. Por outro lado, liberar heroína ou cocaína pode ter um impacto muito forte sobre as gerações futuras."
Williams acha tímidas as cifras divulgadas anteontem na conferência da ONU em Nápoles, segundo as quais os cartéis movimentam no mundo US$ 700 bilhões/ano: "O FBI registra movimento, só nos EUA, de US$ 300 bilhões/ano."
Williams falou também do tráfico nas favelas. Para ele, os problemas do Rio são sociais e não podem ser resolvidos só pela polícia.

Texto Anterior: Homem com carteira da PM é torturado
Próximo Texto: ACM já exige privilégios e 'nomeia' Sarney
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.