São Paulo, quarta-feira, 23 de novembro de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Indústria volta a investir no lançamento de produtos
NELSON BLECHER
Segundo Eduardo Schubert, sócio da consultoria Indicator, que conduziu a pesquisa, essa reação era previsível. "Desde a entrada do Plano Real o ritmo de lançamentos sofreu uma desaceleração, denotando certa apreensão da indústria em realizar investimentos", afirma. A exceção ocorreu em agosto, com número mensal recordista em lançamentos (179) neste ano. A indústria de alimentos liderou o ranking em outubro, com 94 novos produtos (contra 56 em setembro). Destacam-se o presunto "Royale", da Sadia; a mini-pizza "Turma da Mônica", da LPC; a versão cremosa do queijo Danúbio e "Yodel", leite fermentado com suco de frutas da Yakult. No setor de toalete foram lançados 60 produtos, como o xampu "Bart Simpson" e o sabonete "Revival", ambos da Avon. Seguem-se 12 novidades na área de artigos de higiene e limpeza e oito novas bebidas, como o uísque "Gold Cup", da Heublein, e importação da água mineral aromatizada "Ice Mountain", dos EUA. Segundo a Indicator, o ocorrido em outubro demonstra que a indústria não cancelou, mas adiou os planos de lançamentos para avaliar o impacto do real no consumo. Apesar do desempenho positivo em outubro e expectativa de crescimento até o final do ano, Schubert diz ser improvável que os lançamentos em 94 superem os de 93. "Para isso, seria necessário que em novembro e dezembro o total de novidades fosse 43% superior ao de igual período de 93, ou seja, mais do que 490 produtos". Texto Anterior: Os novos pioneiros - 4 Próximo Texto: Skol gasta US$ 6 mi nova cerveja Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |