São Paulo, quarta-feira, 23 de novembro de 1994
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Indústria volta a investir no lançamento de produtos

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria voltou a investir em novidades para atrair os consumidores. O total de novos produtos, modificações de embalagem ou extensões de linha que foram para as gôndolas no mês passado atingiu 174 e foi 58% superior ao de setembro.
Segundo Eduardo Schubert, sócio da consultoria Indicator, que conduziu a pesquisa, essa reação era previsível.
"Desde a entrada do Plano Real o ritmo de lançamentos sofreu uma desaceleração, denotando certa apreensão da indústria em realizar investimentos", afirma.
A exceção ocorreu em agosto, com número mensal recordista em lançamentos (179) neste ano. A indústria de alimentos liderou o ranking em outubro, com 94 novos produtos (contra 56 em setembro).
Destacam-se o presunto "Royale", da Sadia; a mini-pizza "Turma da Mônica", da LPC; a versão cremosa do queijo Danúbio e "Yodel", leite fermentado com suco de frutas da Yakult.
No setor de toalete foram lançados 60 produtos, como o xampu "Bart Simpson" e o sabonete "Revival", ambos da Avon.
Seguem-se 12 novidades na área de artigos de higiene e limpeza e oito novas bebidas, como o uísque "Gold Cup", da Heublein, e importação da água mineral aromatizada "Ice Mountain", dos EUA.
Segundo a Indicator, o ocorrido em outubro demonstra que a indústria não cancelou, mas adiou os planos de lançamentos para avaliar o impacto do real no consumo.
Apesar do desempenho positivo em outubro e expectativa de crescimento até o final do ano, Schubert diz ser improvável que os lançamentos em 94 superem os de 93.
"Para isso, seria necessário que em novembro e dezembro o total de novidades fosse 43% superior ao de igual período de 93, ou seja, mais do que 490 produtos".

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