São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como é feita a pesquisa

DA REDAÇÃO

A pesquisa Datafolha dos best sellers foi realizada nos dias 12, 16 e 17 de novembro. Foram entrevistados ao todo 3.174 compradores, que adquiriram 4.718 livros em 35 livrarias distribuídas geograficamente na cidade de São Paulo.
Embora compreenda apenas esta cidade, a pesquisa é a mais confiável do país, porque apura a venda com o próprio leitor, utilizando a metodologia do" flagrante de venda". Ou seja, o leitor é abordado pelo pesquisador logo após adquirir o livro.
As pesquisas de todos os demais órgãos de imprensa no Brasil se baseiam em informações fornecidas pelos livreiros e, por isso, são mais imprecisas.
A pesquisa do mês de novembro apresentou índices semelhantes ao da última pesquisa quanto ao número médio de livros comprados pelos leitores: 71% dos entrevistados pelo Datafolha compraram um livro (70% em outubro) e apenas 11% compraram mais de três livros (10% no mês passado).
A coordenação da pesquisa, que é publicada sempre no quarto domingo de cada mês no Mais!, foi feita por Adilton Dantas e Fábio Tura. A direção do Datafolha é exercida pelos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistente a estatística Karla Mendes.

Texto Anterior: Livro do papa lidera lista
Próximo Texto: "Piracema" quer politizar a cultura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.