São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O sonhador pragmático

JOSÉ GERALDO COUTO
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

O peruano Mario Vargas Llosa, 58, um dos mais importantes escritores latino-americanos da atualidade, chega a São Paulo no próximo dia 1º para uma visita de uma semana ao país. No dia 6 de dezembro ele dá uma palestra no Masp, promovida pela Folha e pelo Diners Club (leia programação completa da visita do escritor à pág. 6-6).
Vargas Llosa falou à Folha em seu apartamento, em Londres, cidade onde se radicou desde que perdeu as eleições presidenciais peruanas, em 1990.
Durante duas horas ele discorreu sobre assuntos como literatura, política, religião e tráfico de drogas. Reafirmou suas duas crenças básicas: no liberalismo como sistema político e econômico e na literatura como modo de organizar o caos do mundo.
O ponto de partida da conversa foi seu volume de memórias "Peixe na Água", recém-lançado pela Companhia das Letras. O livro é analisado nesta edição pelo sociólogo mexicano Jorge Castañeda.
Nas páginas seguintes, o escritor Milton Hatoum disseca a forma narrativa em Vargas Llosa e o professor de literatura Roberto Ventura contrasta "Peixe na Água" com o romance "A Guerra do Fim do Mundo". Em entrevista exclusiva, Jorge Amado fala do escritor peruano.

Texto Anterior: Em preto e branco
Próximo Texto: O sonhador pragmático
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.