São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Independência gerou partidos

SÔNIA MOSSRI
DA ENVIADA ESPECIAL

Os blancos e os colorados têm sua origem na luta pela independência do Uruguai, no início do século passado. Manuel Oribe (blanco) e Fructuoso Rivera (colorado) comandavam as tropas que lutaram pela independência.
O Uruguai chegou a ser anexado pelo Brasil, como Província Cisplatina, entre 1821 e 1825.
Depois da independência, em 1828, o Uruguai enfrentou diversas guerras civis por causa das disputas pelo poder entre os blancos e os colorados.
Em 1832, estala uma guerra civil entre os partidários de Oribe, apoiado pelo ditador argentino Juan Manuel de Rosas, e os colorados de Rivera.
Entre 1836 e 38, a deposição de Oribe leva a uma nova guerra civil entre os dois grupos.
Os blancos eram tradicionalmente do interior o país e ligados a atividades rurais. Já os colorados são das grandes cidades.
Atualmente, blancos são adeptos do liberalismo econômico –redução da intervenção do Estado na economia e privatização de estatais. Já os colorados se classificam como social-democratas.
(SM)

Texto Anterior: Uruguai escolhe hoje o seu presidente
Próximo Texto: Intervenção estatal divide candidatos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.